Nosso sonho...

Jovens estudantes de Licenciatura, que sonham e vêem na educação, a esperança para um mundo que a cada dia que se passa perde mais os valores éticos e morais. Uma sociedade em constante mudança, precisa ser estudada e compreendida, para que haja uma melhor compreensão do que se passa, e qual solução tomar. E é isso que nós fazemos.

Ass. Moderador.

quinta-feira, 16 de julho de 2015

A Importância de Atividades extracurriculares.

Em pleno século XXI, ainda convivemos com problemas na educação brasileira, situação esta que pode ser observada também no cenário mundial. Muita coisa mudou, houve certo desenvolvimento que por mais que tenha sido alcançado, ainda tem bastante vertentes que precisam de atenção. Mas que tal começarmos a pensar nas atividades extras desenvolvidas em diversos países? E que só tem a somar no ensino, trazendo ainda por cima a contribuição no desenvolvimento do alunado.
O índice de desistência da população brasileira em relação aos estudos seja no ensino médio ou fundamental ainda é grande, e o que fazer para mudar esse cenário? Será que, se essas pessoas tivessem acesso as atividades extras como natação, teatro, música, dança, artesanato e diversas outras tarefas que fuja um pouco do paradigma da sala de aula e estimule outra área do corpo e da mente humana essa situação não mudaria? Apostamos que sim. Segundo dados revelados pela Tania Zagury, professora da Faculdade UFRJ, em seu livro ‘’O adolescente por ele mesmo (Record, 1996)’’ e que fez parte de uma publicação da Revista Educação sobre ’’Atividades e disciplinas extracurriculares ampliam os horizontes das relações educativas, especialmente para os adolescentes’’, as atividades preferidas de estudantes entre 15 e 17 anos eram ouvir música (72,9%), assistir a televisão (61%), conversar com amigos (58%) e praticar esportes (52%). Segundo ela: ‘’Talvez hoje, 12 anos depois, a internet e os games entrassem em algum ponto no topo da lista. De toda forma, das cinco atividades mais citadas, apenas a prática esportiva é contemplada pela grade curricular básica, na aula de educação física - ainda assim, muitas vezes de forma coletiva e restrita a uma ou poucas modalidades generalizantes, como o futebol e a queimada’’.

 Isso nos mostra que o investimento da educação em atividades extras resultaria em uma melhora bastante significativa nesse contexto educacional, visto que o canto, teatro, música, dança, esporte e tantas outras modalidades, também são considerados áreas de inteligência do aluno, e devem ser sempre estimuladas e valorizadas, tanto pela escola quanto pela família, pois dessa forma o estudante que tem vocação e aptidão para essas áreas do conhecimento, sentirá prazer em estudar as disciplinas básicas. Além de que, uma vez valorizada pela escola e família o aluno vai sentir-se apoiado e mais a vontade para a escolha da sua carreira profissional no futuro, contando como opções a dança, teatro e tantas outras áreas.

Autores:
            Aurea Letícia
            Denver Guimarães
            Maria Gabriela
            Nathalia Melo

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