Nosso sonho...

Jovens estudantes de Licenciatura, que sonham e vêem na educação, a esperança para um mundo que a cada dia que se passa perde mais os valores éticos e morais. Uma sociedade em constante mudança, precisa ser estudada e compreendida, para que haja uma melhor compreensão do que se passa, e qual solução tomar. E é isso que nós fazemos.

Ass. Moderador.

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Educação mundial

Estudo afirma que tanto a educação oriental quanto ocidental tem a mesma eficácia.


As chamadas ‘’mães tigre’’, principais representantes do método de educação chinês, caracterizado pelo rigor para com os filhos, fazendo altos investimentos para torná-los pessoas bem-sucedidas, tem sido alvo de constante debate entre os especialistas.
Alguns pesquisadores da universidade de Stanford, nos EUA, dizem ter chegado a uma resposta em relação a qual método de educação é o melhor. Eles afirmaram que, na prática, ambos os métodos de educação oriental e ocidental são eficazes. Os pesquisadores Alyssa Fu e Hazel Markus, responsáveis pelo trabalho, disseram que no modelo ocidental a motivação vem do próprio indivíduo, ou seja, cada pessoa se propõe a fazer tal coisa por sua força de vontade e determinação. Entretanto, no modelo oriental, as crianças asiáticas encontram força para seguir seu caminho a partir da expectativa dos pais, que desde de cedo as incentivam a buscar a realização dos seus objetivos.
Esse tipo de debate, a fim de compreender as variações culturais existentes, foi desencadeado em 2011 quando a professora da universidade de Yale Amy Chua destacou a disparidade cultural em um artigo intitulado ‘’ Por que as mães chinesas são superiores?’’ – defendendo a ‘’ paternidade de tigre’’. Esse artigo sugeria que pais de estilo ocidental são muito permissivos.
Houveram fortes reações em torno do artigo publicado. Os críticos acusaram Chua de defender os excessos no controle dos filhos para fazê-los bem-sucedidos.
A pesquisa feita com alunos tinha o intuito de saber como a interdependência poderia ser um fator de motivação para eles. Essa pesquisa comparou o contexto da educação de americanos – asiáticos com a educação de americanos-europeia. Os alunos tiveram que fazer descrições abertas sobre sua mãe e foram questionados sobre como se sentiam conectados com ela, bem como a quantidade de pressão recebida em casa.
Os resultados sugerem que os asiáticos se mostraram mais dispostos a falar sobre suas relações com suas mães do que o os americanos-europeus. Os asiáticos também observaram com mais frequência que suas mães os ajudaram nas tarefas de casa, levando-os para o sucesso profissional. Já os americanos se mostraram mais aptos ao falar sobre características particulares de suas mães.  

Educação ocidental ou oriental? Eis a questão!

     É sabido que as culturas ocidental e oriental são divergentes em diversos aspectos, no quesito educação não seria diferente. Após o lançamento do livro intitulado” Grito de Guerra da Mãe-tigre” da autora Amy Chua, essas diferenças ficaram mais evidentes. Primeiramente, mães-tigre é a denominação recebida pelas mães asiáticas (principalmente em países como o Japão) que aplicam ao tipo de educação baseado no princípio de alcançar a superioridade intelectual dos seus filhos, principalmente em quesitos como a matemática e a música
     As crianças orientais estudam toda a semana lições de matemática e música e nos fins de semana essas lições são dobradas, sem direito à visitações aos amigos e brincadeiras. As mães têm um papel fundamental, pois elas participam ativamente na formação dos seus filhos, cobrando resultados positivos. Por exemplo, notas como nove são consideradas ruins.
      Na educação ocidental, os pais permitem um certa autonomia aos filhos, deixando-os escolher o que gostam de estudar e fazer, o que não ocorre na educação oriental. Porém, na formação ocidental, as mães não envolvem-se o suficiente, encarregando a escola desse papel, por isso, ambos os métodos educacionais possuem vantagens e desvantagens.
    As sociedades oriental e ocidental concordam em um quesito importante: a educação é o único bem precioso que damos às crianças que não lhes pode ser retirado. Além disso, pesquisas afirmam que ambas educações funcionam. A rigidez
dos métodos educacionais dos orientais causam estranheza na nossa sociedade ocidental, mas trata-se apenas de padrões culturais. 

As diferenças entre os métodos de educação Ocidentais e Orientais
Parte do mesmo princípio que suas leis e regras, cultura, desde os tempos antigos houve rivalidade entre Orientais e Ocidentais, devido a discordâncias geradas através da história, religião e política em geral, levando isso em consideração temos uma atual sociedade criada de duas maneiras, a 1° visa o conhecimento como forma soberba de poder e capital para o estado, a segunda visa o conhecimento como poder irrevogável, criando desde infantes até adultos como concorrentes sociais.


   Quando se procura caracterizar o que seja uma grande cultura, não se pensa em primeiro lugar num critério valorativo. Uma grande cultura não é necessariamente uma cultura superior. É, porém, certamente uma cultura que quer expandir-se, que quer totalizar seu espaço geopolítico. Por exemplo, a cultura que surgiu na confluência do Rio Amarelo e do Rio Wei, na China, acabou por dominar todo o espaço Chinês. Ainda hoje temos remanescentes de numerosas culturas que permaneceram em seu estado tribal. Esta tendência à expansão, que podemos perfeitamente chamar de imperialista, ou seja, de querer imperar universalmente, é um traço característico do que se denomina uma grande cultura.

   Esses aspectos são historicamente contínuos e afetam todas as nações, na cultura ocidental podemos destacar o período da idade média como o de maior influência para a atual cultura ocidental.

Alguns pontos a serem notados :

Ocidente
·         Diferentes métodos de ensino;
·         Uso da repetição;
·         Ser centrados no estudante enfatizando atividades em busca de um desenvolvimento econômico melhorado;
·         Tenta ocorrer em classes pequenas num clima simpático, com ênfase em cooperação em vez de competição.

Oriente
·         Basear-se na instrução (e repetição);
·         O professor como autoridade máxima e inquestionável;
·         Os exames procuram obter objetivos cognitivos mais básicos;
·         Os estudantes são incentivados a competir e coloca-se muita pressão sobre eles.

Como consequência, a sociedade ocidental têm fortes tendências ao materialismo.

Enquanto a sociedade oriental, por provocar tanta tensão e pressão, possui graves casos de suicídio entre jovens, e a brutalidade das punições caso exista algum tipo de deficiência nos estudos.


Ranking da Educação









A ONU publica um Índice de Desenvolvimento Humano de cada ano, que consiste no índice de educação, índice do PIB e Índice de Esperança de Vida. Estes três componentes medem o nível de escolaridade, o PIB per capita e expectativa de vida, respectivamente.


O índice de educação é medida pela taxa de alfabetização de adultos (com ponderação de dois-terços) e a taxa de escolarização combinada do primário, secundário e terciário bruto (com uma ponderação terceiro). A taxa de alfabetização de adultos dá uma indicação da capacidade de ler e escrever, enquanto a RGE dá uma indicação do nível de educação da creche ao ensino de pós-graduação
A lista ao lado foi desenvolvida de acordo com os parâmetros de medição da qualidade da educação utilizado pela ONU, ela mostra a última medição realizada em 2014, ela identifica os cinco países com uma maior média na educação e os cinco piores colocados (destacando que todos são do continente africano).

Finlândia - Na Finlândia, não se ensina a ler no ensino pré-escolar - a criança tem o direito de ser criança por mais tempo, ensinam, e está pronta para aprender a ler a partir dos 7 anos, afirmam. Existem escolas privadas na Finlândia, as independentes, como são chamadas. Todas são gratuitas, totalmente financiadas pelo Estado e abertas ao controle do Estado.  
A expansão do ensino privado é bastante incentivada pelo governo - só o setor privado reúne condições para atender às necessidades de uma sociedade que demanda por serviços educacionais cada vez mais diversificados. A formação do professor é feita na universidade que dura de 5 a 6 anos, a do professor-assistente, nas escolas politécnicas. Assim como a dos médicos é na universidade e a dos enfermeiros, na politécnica.

Canadá -  O Canadá é um caso especial o governo mal controla a educação, que é descentralizada e varia muito de estado para estado. Mas o acesso à educação é gratuito e obrigatório até as idades de 16 ou 18, a depender do estado.
Seu currículo varia, mas todo o sistema de educação trabalha perfeitamente. O país tem uma educação integral, que cria uma das forças de trabalho mais qualificadas do mundo
.

Japão - O Japão apresenta uma educação básica que é gratuita para todos e nacionalizada. O currículo é igual em todos os lugares, e controlado pelo Ministério da Educação. O Japão ocupa posição de grande destaque nesta seleção pela sua obrigatoriedade de ensino fundamental e médio e seu currículo rigoroso.

Coreia do Sul - A Coréia do Sul tem um sistema que oferece educação gratuita para todas as crianças entre 6 e 15 anos de idade, e estudantes do colegial que têm entre 15 e 18 anos de idade devem pagar taxa de matrícula, que é subsidiado pelo governo.
O efeito negativo deste tipo de sistema de ensino é que a estrutura altamente competitiva tem levado a um aumento nas taxas de suicídio entre jovens coreanos.

Suécia - A Suécia tem um decreto de educação em que é obrigatório, que cada criança receberá educação, independentemente de seus status socioeconômico. A educação é obrigatória começando na idade de 6 anos, até a idade de 16, e é gratuita. A Suécia gasta mais que a média de país em educação, 6.7% de seu orçamento nacional a cada ano.  

Educação nos Países Africanos - Mais de 40 milhões de crianças na África subsaariana não vão à escola, segundo a Agência de Notícias All Africa. Uma série de problemas abala a rede de ensino um desses, em consequência dos problemas económicos, é que em muitas escolas há falta de água e poucos, ou nenhum, sanitários. Faltam livros didáticos e os professores têm pouco preparo. Além dos problemas económicos, existe uma grande incidência de gravidez entre as adolescentes, o que vem a ser a maior causa de evasão escolar. A Aids também causa um impacto negativo na frequência à escola. “O aumento de casos de Aids entre os adolescentes se deve a uma vida sexual activa precoce”, diz o Africa News. Por outro lado, há meninas que não contraíram Aids, mas que precisam ficar em casa para cuidar de parentes com a doença. O Dr. Edward Fiske, especialista em educação fundamental para a Unesco, disse: “Sem instrução escolar, o futuro da maioria dos países subsaarianos está ameaçado.”

Educação no Brasil 


Você deve ter notado a ausência no brasil no ranking, o Brasil ficou com a 60ª posição em comparação com 179 países. No Brasil todos os dias nos deparamos com a desigualdade social, mas se parar para pensar não é só aqui que esse problema acontece, isso acontece em todo o mundo, porque o "Falido sistema Capitalista" domina o mundo, e nesse sistema uma pessoa sempre tem que ficar por baixo para a outra poder crescer, não existe igualdade.
            A educação é uma ferramenta que é para ser livre, ou pelo menos era para ser o que podemos ver é que em muitos países ela é restrita, como em alguns países mulçumanos onde mulheres não podem estudar e são submetidas a ser sustentadas por seus maridos, também acontece de alguns países pobres da África onde muitas pessoas não tem condições adequadas de  saúde, nutrição e educação, e no Brasil no sistema público de ensino é oferecida uma educação básica, fundamental e média é de muito baixa qualidade na maioria das escolas, segundo alguns estudos mostram que apenas 9% dos estudantes sabem conhecimentos matemáticos básicos, e 27% sabem o básico do português após o ensino médio (Fontes jornal Hoje) e o ensino superior é bem exclusivo para a minoria da população, pois não há vagas para suprir a demanda, então por esse motivo muitos jovens não conseguem uma melhor Ascenção social, já que a maioria da população é pobre e não tem condições de custear uma Faculdade além do que tem que trabalhar muito cedo para ajudar a família.
            Portanto falta muitos direitos humanos que estão escritos e deveriam ser cumpridos como afirma esse trecho da Constituição Federal que diz: “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.” No Brasil eles oferecem a educação, mas que qualidade de educação eles estão dando? será que estão formando pessoas críticas ou meros repetidores de informação? o que se pode ver é que a maioria da população não tem senso político, não sabe votar e ainda é alienada e cai facilmente na lábia dos políticos. É preciso mudar, acordar para tudo isso, abrir os olhos para a realidade e não ficar no conformismo entrar na Pedagogia da Libertação, assim como Paulo Freire começou, devemos começar uma revolução, mas primeiro essa revolução deve acontecer em nós mesmos como afirma Willian James "A maior descoberta da minha geração foi a de que o ser humano pode alterar sua vida alterando sua mente.

Referências:
 http://noticias.terra.com.br/educacao/fracasso-escolar-e-vergonha-levam-estudantes-ao-suicidio-na-china,b54842ba7d2da310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html
https://teclogos.wordpress.com/2010/07/06/diferencas-culturais-e-educacao-entre-o-ocidente-e-o-oriente/
 https://fernandonogueiracosta.wordpress.com/2012/12/26/niall-ferguson-civilizacao-ocidente-x-oriente/
http://www.tempopresente.org/index.php?option=com_content&view=article&id=4637:ocidente-e-oriente-quem-vencera-na-globalizacao-cultural&catid=41&Itemid=127


Autores: Andralina Milina
               Bárbara Isis
               Celso Nycolas
               Dayane Santos
               Elias Santana
               Juliana Carla


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