Nosso sonho...

Jovens estudantes de Licenciatura, que sonham e vêem na educação, a esperança para um mundo que a cada dia que se passa perde mais os valores éticos e morais. Uma sociedade em constante mudança, precisa ser estudada e compreendida, para que haja uma melhor compreensão do que se passa, e qual solução tomar. E é isso que nós fazemos.

Ass. Moderador.

sexta-feira, 17 de julho de 2015

RESENHA CRÍTICA - A importância da educação na evolução social.

A educação desde os seus primórdios é considerada uma ferramenta para motivar a ascensão social, sendo ela em nível de hierárquico, aumento salarial entre outros fatores. No âmbito dessa questão é de suma importância atentar para os anos 60, que foi o momento em que a educação atraiu atenção de diversos economistas como Malthus, Marx, Ricado e Adam Smith. Um grande exemplo disso seria a busca de Schultz e Denison relacionando a educação com o crescimento econômico. Juntos verificaram que o aumento do rendimento nacional dos USA, entre 1929 e 1957 teve fundamento na educação.
            A concepção do salário relacionada à educação implica uma hierarquia profissional correspondente a uma hierarquia educacional, a mesma também estaria relacionada com a estratificação social ao qual o individuo irá submeter-se. Toda essa fundação lógica apresenta um embasamento na teoria liberal.
            Tratando-se do crescimento econômico e da mobilidade social, a educação virou evidência nos anos 60 nos países capitalistas, enquanto nos subdesenvolvidos o mesmo aconteceu no período pós-guerra, fim dos anos 50 quando alguns países da América do Sul e América Latina passaram por um processo de industrialização. Nesse momento a didática teve um caráter de integração dos migrantes rurais num meio urbano.         
            Em locais de Terceiro Mundo o ensino como base para modificação social é de suma importância. A modernização e o fato de tornarem-se desenvolvidos são objetivos desse tipo de sociedade. Enquanto a tecnologia avança, são exigidas qualificações maiores, trazendo à tona a importância da eficiência da educação.
            A produtividade do sistema educacional é uma meta, por implica numa divisão de trabalho, mutações e novas formas de produção. As reformas educacionais nos países capitalistas caracterizam-se por mudanças na escola. No entanto, as reformas que ocorrem nos socialistas apresentam um caráter de movimentação do povo.
            Durante as crises universitárias francesas em 1968, Paul Ricceur, reduz o evento num conflito entre professores e alunos, em relação a quem deveria exercer a autoridade nas universidades. A transformação cultural ocorrida no Chile e no Brasil eram situações políticas, econômicas e culturais e não apenas uma revolução cultural, como achava o Paulo Freire, sendo assim essa ação de classe foi reduzida a consciência popular.
            As revoluções culturais e as reformas educacionais são o meio pra poder mudar as estruturas escolares, em países como Cuba, China e Tanzânia, de acordo com Levin. Devido a diversos fatores muitos acreditam que se transformando escolas podem alterar a sociedade. Como a educação está intimamente conectada ao mundo corporativo, aquisição de pode e afins justifica-se a efetuada reformas educacionais em vez de sugerir mudanças na produção, ou apropriação do trabalho.

            As opiniões do autor Carlos A. Emediato são bem coerentes afinal, ele inter-relacionou várias teorias desde as mais antigas como as capitais e depois as que surgiram posteriormente, como as de conflitos e afins. Apresentando sobre vários aspectos a maneira como o conceito da didática educacional foi ampliando-se e adquirindo diversos caracteres como o passar do tempo, podemos evidenciar um grande recursos sobre a educação como maneira de ascensão social.

Autor: Simon Júnior

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